
Seguindo a tendência de anos anteriores, o mercado da Tecnologia da Informação cresceu de maneira exponencial em 2021. Ao contrário de outros mercados que sofrerem com efeitos da crise gerada pela pandemia da Covid-19, o setor de TI continuou avançando. A razão disto está na mudança brusca pela qual a sociedade passou durante o período. A necessidade da adoção de trabalhos remotos, por exemplo, favoreceu esses serviços e impulsionou a busca por profissionais capacitados para lidar com a alta demanda tecnológica.
Mas esse avanço não é recente. Quatro anos atrás, analistas financeiros já estavam surpresos com os resultados da área, que apresentava índices positivos, chegando a ultrapassar os 10% de crescimento em 2018. Além disso, esses mesmos experts foram contrariados quando estimaram que haveria uma retração em 2019, devido a situação econômica do país, mas, no ano, o setor registrou 7% de crescimento.
Em 2020, enquanto todos estavam contabilizando baixas, o mercado de tecnologia bateu 12% de crescimento, tendo como impulso a digitalização repentina imposta pelo isolamento social. Em 2021, ele continuou avançando, registrando uma expansão de cerca de 18,3% em comparação com 2020, com uma produção total de quase 600 bilhões.
Já no PIB, houve uma superação:

O mercado de Telecomunicações, em 2020, foi responsável por 3,3% do PIB, enquanto TI representou 2,8%. Em 2021, conforme mostra o gráfico, a situação se inverteu, o setor de Tecnologia da Informação ficou à frente, passando de 2,8% para 3,4%.
Hoje, mesmo com diversas medidas de flexibilização e a vida voltando ao normal, muitas empresas se adaptaram bem ao home office ou formato híbrido e entenderam a importância de investir em soluções para facilitar e manter a segurança digital nesse novo ambiente cada vez mais dependente da tecnologia avançada.
“Foi, e ainda é, visível o aumento da procura por projetos de transformação digital por parte das empresas nos últimos anos. A mudança na dinâmica dos negócios, devido à crise causada pela Covid-19, acelerou a necessidade da implantação desses projetos. A Megatelecom atende bancos tradicionais e digitais, além de corretoras de valores, setores mais resistentes a mudanças, mas que se viram obrigados a investir em soluções de TI para manter os negócios seguros e funcionando”, explica o CEO da empresa, Carlos Eduardo Sedeh.
Por isso, o setor de TI deve continuar avançando, de forma cada vez mais veloz nos próximos anos, o que abre espaço para debates acerca dos desafios que a área vai enfrentar, como a falta de mão de obra especializada e qualificada, que será cada vez mais requisitada, assim como investimentos por parte das empresas.