
A computação em nuvem, também conhecida como cloud computing, tem transformado ambientes corporativos e, até mesmo, facilitado a rotina de muitas pessoas por meio de mobilidade e velocidade. Permitindo o acesso à infraestrutura, softwares, documentos, arquivos e informações através de qualquer dispositivo (computador, tablet, celular) conectado à internet, a computação em nuvem é a entrega de um serviço que, mesmo com tantos benefícios, tem gerado dúvidas em determinados aspectos, como benefícios, contratação, modelos e segurança.
Por não necessitar de manutenção nos sistemas e softwares, o serviço prevê e evita surpresas indesejadas em relação aos investimentos. De acordo com dados da International Data Corporation, 84% dos executivos usam a cloud computing por meio de diferentes fornecedores para aumentar a receita, reduzir custos e simplificar a infraestrutura de TI.
1 – Dados não estão seguros
Mover as aplicações e dados da empresa para a nuvem não significa que eles ficarão vulneráveis quando diz respeito à segurança da informação. Os data centers seguem padrões de segurança superiores aos que a maioria das empresas consegue implantar. Por seguir normas, padrões e obter uma equipe de TI especializada que monitora a infraestrutura, a proteção contra ciberataques é ainda maior.
2 – Computação em nuvem tem mais custos
Não é correto afirmar que, ter uma estrutura de computação em nuvem pode gerar mais custos para a companhia. Por não ser igual a um modelo tradicional de computação, em que as empresas precisavam investir em hardware, sistemas operacionais e softwares para conseguir “rodar” algum tipo de aplicação, com cloud computing as empresas pagam de acordo com o espaço e ferramentas que utilizam. Se usar menos recursos, pagará somente por esse uso.
3 – Dificuldade na gestão das informações
Um sistema preza pela organização dos dados, facilitando acessos posteriores e inserção de informações. Mas, para não deixar escapar esse benefício da cloud computing, os usuários devem fazer uma gestão adequada das informações.
Megatelecom: agilidade e flexibilidade na nuvem
A Megatelecom lançou o Multi Cloud Connection, solução que torna possível utilizar os principais players de nuvem do mundo (AWS, Azure, IBM, Google), que são, geralmente, acessados por meio da Internet e passam a conectá-los de maneira totalmente privada.
Além de proteger integralmente as informações de interferência da web, garantindo menor latência (tempo de resposta de conexão de um ponto a outro), permite transferir grandes quantidades de dados entre as redes, de maneira segura e escalável. Além disso, fornece opções de interconexão do Google Cloud, que evidenciam a relevância do ECX Fabric para quem deseja construir ambientes híbridos e multicloud, cujas aplicações e cargas de trabalho variadas exigem soluções de conectividade de alta performance entre redes e provedores diferentes.
Para conhecer nossas soluções acesse nosso site www.megatelecom.com.br