
5 mitos e verdades sobre a fibra óptica
Com a pandemia e adoção do sistema de trabalho home office por muitas empresas, os consumidores passaram a ficar mais exigentes quanto à qualidade, velocidade e infraestrutura da conexão com a Internet. Com isso, a fibra óptica se tornou uma demanda básica para as pessoas, assim como o consumo de água e energia elétrica. Para se ter uma ideia, os acessos à banda larga fixa por fibra óptica saltaram de 10,22 milhões em 2019 para 17,04 milhões em 2020, ultrapassando o total de acessos por cabo (coaxial e metálico). Um relatório, divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), informa que, em dezembro de 2020, a fibra óptica atingiu 79% dos municípios brasileiros, tornando-se a principal tecnologia de acesso à internet do país.
Mas, ainda assim, muitos empresários e seus colaboradores possuem dúvidas sobre a conexão de alta velocidade. Por isso, neste conteúdo, vamos abordar os mitos e verdades da fibra óptica.
A fibra óptica é mais rápida?
Verdade. Essa tecnologia transmite informação na velocidade da luz, que viaja a 300 milhões de metros por segundo. A largura da banda em um único canal é, em média, de 10 a 80 Gigabits por segundo, muito mais ampla, multiplicando sua capacidade de transmissão de dados.
A fibra óptica é frágil por ser de vidro?
Mito. A fibra óptica possui três camadas: revestimento, casca e o núcleo, composto pelo vidro feito com sílica ultrapura e que resiste a pressão e temperaturas extremas. Sua resistência é de mais de 42 toneladas por centímetro quadrado, superior aos fios de cobre e aço.
Fibra óptica é mais segura?
Verdade. A transmissão dos dados utiliza luz e não eletricidade, portanto, há menos risco de interferências de sinal e incêndios. Além disso, dificilmente são afetados por fenômenos naturais como ventanias e fortes chuvas.
A fibra óptica impossibilita ataques hackers?
Mito. A tecnologia é, de fato, mais segura porque possui uma vedação 100% eficaz, diferentemente de outros cabos. Mas, não está livre de ser invadida. O ideal é ter uma interface Endpoint[FB1] para uma conexão mais segura.
A fibra óptica é mais cara?
Mito. No início da utilização da tecnologia, os fios ópticos era sim mais caros. Porém, com a alta demanda de uso, atualmente, um circuito de fibra óptica pode até sair mais barato. Além da maior durabilidade e menor necessidade de manutenção.
A Megatelecom possui mais de 3,5 mil quilômetros de redes 100% fibra óptica, testadas e aprovadas por mais 1.500 clientes. Entre em contato agora mesmo e tenha velocidade, segurança e estabilidade em sua conexão.