5 motivos para adquirir um link dedicado para a sua empresa

Ter uma conexão segura e estável é algo primordial para qualquer companhia, seja para não dificultar no trabalho da equipe ou para prestar e vender serviços. Em 2016, o site da Amazon ficou 13 minutos fora do ar, causando um prejuízo de aproximadamente de 2,5 milhões de dólares. Para evitar problemas como esse ou interferências na conexão, muitas empresas têm optado pela aquisição de um link dedicado, serviço oferecido por operadoras de telefonia, data centers e provedores.

Para se conectar com a Internet, o computador precisa trocar dados com o provedor. Nas conexões via Assymetric Digital Subscriber Line (ADSL) – a popular banda larga – um link de internet compartilhado usa a infraestrutura de telefonia fixa já existente para oferecer serviços de internet. Ou seja, diversos usuários compartilham o mesmo caminho até ela. Já no link dedicado, a empresa tem uma conexão exclusiva com o provedor, como se fosse uma “via livre”. O acesso é direto aos serviços de distribuição de Internet.

O link dedicado oferece separação das bandas para download e upload, não havendo interferências entre elas e, em ambos os casos, pode-se usar 100% da velocidade contratada. Sua estabilidade, velocidade e escalabilidade são superiores em qualidade e potência quando comparado com a banda larga.

5 Vantagens

  • 100% de entrega e velocidade

Ao contratar o serviço de link dedicado, é necessário entender que a velocidade de banda necessária não é a mesma de uma Internet compartilhada. Os servidores de Internet comum garantem entrega de apenas 40% da banda contratada, já o link dedicado garante 100%. Como não há disputa pelo sinal, a velocidade é maior. Mas, para escolher a velocidade de banda que atenda às necessidades da companhia, é preciso considerar o número de computadores utilizados e o tipo de atividade que é realizada. Em geral, 1 megabit é suficiente para um escritório que possui entre 10 e 20 funcionários apenas navegando e acessando e-mails.

  • Escalabilidade garantida

No filme “A Rede Social”, Mark Zuckerberg, criador do Facebook, diz que um dos maiores triunfos de um serviço popular na web é se manter estável o tempo todo para seus usuários, nunca sair do ar. Uma conexão que não é compartilhada tem muito menos chances de sofrer com instabilidade.

  • Melhor custo-benefício

Uma empresa que necessite de acesso constante e produza um grande volume de dados, pode ter grandes vantagens com uma banda 100%, garantindo a produtividade do negócio e maior eficiência. A qualidade da conexão está diretamente ligada à produtividade dos funcionários. Por isso, o link dedicado também permite reduzir custos das operações de Tecnologia da Informação (TI), especialmente quando há quedas no fornecimento de conexão, como por exemplo, em caso de manutenção e reconfiguração em equipamentos de wi-fi, servidores internos e computadores.

  • Qualidade de porta IP

No link dedicado, é possível receber uma certa quantidade de IPs (Internet Protocol Address) exclusivos para a empresa, possibilitando a criação de servidores internos e serviços de criptografia, o que é muito útil no caso de grandes corporações. O link dedicado da Megatelecompossui alta qualidade de porta IP, com contratações de capacidade junto às principais operadoras. Com cabos submarinos para interconexão com a rede mundial (IP Trânsito), garante elevados índices de desempenho e disponibilidade.

Já na banda larga, à medida que os usuários se conectam, os IPs gerados são alocados nos servidores da operadora, não sendo possível criar um servidor.

  • Segurança

Uma conexão via link dedicado é mais segura do que uma compartilhada, pois garante acesso restrito. Além disso, por meio de monitoramento é possível identificar aumentos anormais de troca de dados dos servidores ou computadores internos, permite que os profissionais possam agir rapidamente em casos de roubo de dados ou duplicação desnecessária de conteúdo.