5 Mulheres que são referências na tecnologia

Descubra quem são elas, grandes nomes responsáveis pelo desenvolvimento do setor

Muitas vezes subestimadas ou esquecidas, as mulheres sempre tiveram um papel importante na história da ciência e tecnologia. Ao longo dos anos, várias delas foram pioneiras na área de exatas e deixaram a sua marca na indústria. Conheça agora, 5 mulheres visionárias que se tornaram referência no desenvolvimento digital:

  1. Marissa Mayer, graduada pela Universidade de Stanford, em 1999, ela foi a 20ª funcionária a ser contratada para trabalhar no Google, e traçou uma trajetória notável ao contribuir com o desenvolvimento do maior motor de buscas da internet. Estando entre os responsáveis por criar importantes ferramentas, como o Google News, Google Imagens, Maps, Books e Gmail. Em 2012, Mayer foi convidada para ser CEO do Yahoo! e ocupou o cargo até 2017.
  • Radia Perlman, estadunidense com formação em engenharia de redes e projetista de software, ela ficou conhecida como “a mãe da internet” por ter desenvolvido o protocolo da árvore de spanning (STP), que é amplamente utilizado para interligar redes de computadores.
  • Katherine Johnson, matemática e cientista da computação americana que trabalhou na NASA, ela fez cálculos cruciais para a famosa missão Apollo 11. Além disso, Johnson foi fundamental no desenvolvimento do programa de computação e exploração do espaço.
  • Ada Lovelace, matemática britânica, ela é frequentemente considerada a primeira programadora de computadores do mundo, devido ao seu trabalho com Charles Babbage na criação da Máquina Analítica, um dos primeiros computadores mecânicos.
  • Grace Hopper foi almirante na marinha dos Estados Unidos e analista de sistemas entre os anos de 1940 e 1950. Pioneira na programação de computadores e uma das primeiras mulheres a atuar nessa área, ela se tornou conhecida por criar o primeiro compilador, um programa que traduz linguagens de programação em linguagem de máquina.

Essas mulheres, juntamente com muitas outras, tiveram um papel único no desenvolvimento da tecnologia digital. Suas contribuições mudaram o mundo e continuam a inspirar mais meninas a seguir carreiras em áreas de tecnologia e ciência da computação.