
O 5G logo fará parte da vida dos brasileiros, e, sem dúvidas, a velocidade é um dos pontos mais marcantes da tecnologia, sendo essa a principal diferença na sua comparação com os antecessores 2G,3G e 4G. Parte dessa agilidade se dá pelo fato da latência ser menor, ou seja, o tempo que o dispositivo leva para se comunicar de um ponto a outro é muito mais curto, o que resulta em uma melhor performance da rede. Mas qual é a relação do 5G com o IoT e quais são os seus impactos? Confira as respostas abaixo.
Internet das coisas, em tradução literal do inglês ‘Internet of Things’, está relacionada a todos os equipamentos digitais ao nosso redor que possuem acesso à internet. Hoje em dia, não é difícil ir a uma loja de construção e achar fechaduras eletrônicas, lâmpadas com câmeras embutidas, além de eletrodomésticos e eletrônicos, como TV, geladeira, ar condicionado, todos com conexão remota via wifi.
Mas, para entender a relação desses equipamentos com o 5G, é necessário pensar em algumas características principais da nova conexão.
O 5G possui a capacidade de transferir uma maior quantidade de dados em tempo recorde, pois “sua topologia de rede é completamente diferente, a transmissão das ondas é muito mais rápida, porém mais curta – por isso, a necessidade de um maior número de pontos, na comparação com as anteriores e se faz necessária a interligação dos pontos das antenas com fibra óptica. ” Conforme explica Carlos Eduardo Sedeh, CEO da Megatelecom.
Com mais pontos de conexão, o 5G acaba evitando o congestionamento ou “estresse” da rede, o que também impacta na velocidade da conexão e tempo de resposta das solicitações e transferências de dados. Ou seja, com ele será possível conectar cada vez mais equipamentos sem gerar aquela lentidão tradicional das redes convencionais que existem atualmente no mercado.
No entanto, especialistas alertam que cuidados devem ser tomados, pois nem todas as fabricantes prezam pela cibersegurança, um dispositivo que apresenta falhas pode deixar toda a rede vulnerável. Dessa forma, cuidados básicos como senhas bem elaboradas, uso de VPN e antivírus, além de manter todos os objetos inteligentes sempre atualizados com recursos de proteção são ideais para evitar deixar brechas, que podem resultar em ataques ou até mesmo invasões.
É importante levar em consideração a estrutura e a segurança oferecida pelo seu servidor. A Megatelecom está sempre preocupada com questões desse gênero, por isso oferece, além de uma conexão de alta performance, soluções de segurança para que sua empresa possa desfrutar das novas tecnologias de forma segura e eficaz. Entre em contato para saber mais.