
2020 trouxe um novo desafio para as pequenas e médias empresas que ainda estavam iniciando processos de digitalização ou mesmo para as tinham alguma resistência em implementar práticas alinhadas a essa transformação. Com a pandemia de Covid-19, a restrição de circulação de pessoas foi grande, e necessária, bem como a adaptação para continuar fazendo com que produtos e serviços chegassem a um público mais dependente da tecnologia.
Segundo estudo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Fundação Getulio Vargas (FGV), que mediu o grau de implementação de 25 boas práticas digitais e do uso de tecnologias habilitadoras, dois terços – 66% – das micro e pequenas empresas brasileiras ainda estão em estágio inicial da transformação digital. Entre as MPEs, 18% são analógicas e 48%, emergentes. As consideradas líderes digitais chegam, somente, a 3%, e as que estão na fase intermediária somam 30% do total.
Algumas ações que fazem parte do processo dessa transformação são, por exemplo, a integração entre os diferentes canais digitais, conhecer o comportamento dos clientes e utilizar as redes sociais como interação. Para se ter ideia, hoje, 70% dessas empresas atuam em canais do tipo, aplicativos ou internet para impulsionar suas vendas. Em maio, lá no início da pandemia, esse percentual era de 59%, segundo dados do Sebrae.
Há também uma gama de ferramentas que ajudam na digitalização de forma mais profissional, e elas estão no radar das PMEs. Ainda de acordo com esse levantamento, 55% das micros e pequenas empresas usam ferramenta de gestão, e 25% utilizam aquelas voltadas ao gerenciamento de clientes (CRM).
Fica claro que existe ainda um grande espaço para que essas companhias se desenvolvam, e elas têm muito potencial. A questão é colocar velocidade no processo. “Mesmo que o futuro ainda seja incerto, há algo de concreto no horizonte: no mundo pós-COVID-19, as empresas deverão levar a sério os seus investimentos em TI e suas ramificações, como Cloud e IoT”, explica o CEO da Megatelecom, Carlos Eduardo Sedeh.
E muitas MPEs podem recorrer a contratação de soluções e de profissionais que que desenvolvem e mantêm uma estrutura digital completa, de acordo com as necessidades de cada uma e do seu ramo de atuação. A Megatelecom oferta esse serviço customizado, para empresas de todos os tamanhos. Para saber mais, entre em contato e coloque sua companhia no caminho certo, o do mundo digital.