
2021 foi um ano intenso para muitas empresas brasileiras no quesito segurança digital, de acordo com análise da Kaspersky, houve um aumento de 150% nos ataques ransomware dirigidos à companhias e órgãos governamentais no país.
Para uma rápida contextualização, neste tipode invasão o computador da vítima é bloqueado e o sequestrador digital exige uma alta quantia em bitcoin (BTC) para a liberação de todos os dados e arquivos, evitando o vazamento de informações estratégicas. Um dos casos mais marcantes foi o da JBS, em maio do ano passado, a empresa teve que pagar um resgate de US$11 milhões em criptomoeda. Outra vítima desse ciberataque foi a empresa Fleury, que teve o sistema invadido pelo grupo russo chamado REvil.
Há estimativas de que, apenas no primeiro trimestre de 2021, o Brasil liderou o ranking de ataques dessa natureza, com pelo menos 3,2 bilhões de tentativas. Além de empresas privadas e órgãos governamentais, o Tesouro Direto Nacional também entrou na mira dos hackers.
Proteção
Investir em sistemas de segurança digital é o melhor caminho para evitar problemas dessa natureza. É extremamente importante também que os colaboradores das empresas sejam orientados acerca de senhas, logins ou qualquer outra brecha que possa resultar em uma invasão bem sucedida. Uma porta de entrada bem comum para ataques ransomware são os roteadores. O equipamento desatualizado ou configurado de forma indevida pode colocar toda a empresa em risco.
Por isso, é importante que a sua companhia possua um excelente provedor de internet, com conexões rápidas e de alta performance, mas que também disponha de uma equipe especializada em prestar o melhor suporte possível, a fim de evitar riscos de tamanha magnitude. Esse tipo de serviço você encontra aqui, na Megatelecom, que conta com soluções para garantir a integridade não só das informações, mas também dos terminais de trabalho, como laptops, celulares, servidores físicos e virtuais. Entre em contato para saber mais e deixar sua empresa protegida.