
A pandemia mudou a maneira como as pessoas se relacionam, vendem, compram, e, também, atuam no mercado de trabalho. De acordo com uma projeção feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ela acelerou tendências e deve criar mais oportunidades de emprego nas áreas de tecnologia e logística. Isso porque uma das consequências das mudanças causadas nesse período foi a aceleração do processo de evolução tecnológica, com a antecipação para este ano – e o próximo – de uma demanda que estava prevista para daqui a cinco ou 10 anos.
Devem surgir, por exemplo, novos profissionais para responder à maior necessidade por internet ultrarrápida, que saibam lidar com realidade virtual e aumentada, desenvolver aulas para educação a distância, orientar o trabalho remoto, ou mesmo aqueles que sejam especialistas em big data e Internet das Coisas, isso só para citar alguns casos.
Além, é claro, das mudanças em setores como o entretenimento e compras online. As lives e os “carrinhos de compra” cheios em sites, que são essenciais para quem está em quarentena e evitando aglomerações, devem seguir sendo importantes. E assim, a demanda por melhorarias na experiência do usuário só vai crescer, e o mercado precisará de uma mão de obra que desenvolva sistemas e programações multimídia em ambientes digitais.
Toda essa “vida” online demandará, dos trabalhadores e das companhias de telecomunicações o desenvolvimento de aplicações cada vez melhores. Na Megatelecom, por exemplo, no 2º, 3º e 4º trimestre de 2020, as soluções de TI representaram 60% das novas vendas da empresa; serviços de voz e dados ficaram nos 40% – antes da pandemia esse número era de 80%.
O CEO da empresa, Carlos Eduardo Sedeh explica: “Foi, e ainda é, visível, para quem trabalha no mercado de tecnologia, o aumento da procura por planos de transformação digital por parte das empresas nos últimos meses. A mudança na dinâmica dos negócios, devido à crise causada pela COVID-19, acelerou a necessidade da implantação desses projetos”. O quadro de funcionários da Megatelecom aumentou 20%.
O fato é: esse período exigiu muitas adaptações no mundo empresarial e isso acelerou a necessidade de evolução tecnológica, o que, por sua vez, demanda por profissionais especializados e mais preparados para desenvolver negócios nesse caminho. Esse é o cenário e, ao contrário da pandemia, é definitivo.