Conexão em redes públicas: como evitar os ataques virtuais?

Cada dia mais, os profissionais estão utilizando dispositivos móveis para trabalhar. Notebooks, tablets ou mesmo celulares já fazem parte da rotina produtiva. E acessar as informações da empresa por meio desses aparelhos, de casa, em eventos, ou mesmo em locais públicos não é algo raro. Mas, apesar da mobilidade e das vantagens do trabalho remoto, há um perigo que está apenas a uma conexão de distância.

As redes sem fio desprotegidas oferecem um fácil ponto de acesso para que criminosos cheguem às informações corporativas, que estão disponíveis no próprio equipamento ou que possam ser acessadas por meio dele. Ou seja, utilizar um simples wi-fi pode sim comprometer a segurança de toda a rede da companhia, deixando informações valiosas desprotegidas.

O ideal, ao usar tais conexões, é não acessar programas, arquivos ou mesmo soluções que necessitem de credenciais de segurança, além de evitar compartilhar dados sensíveis. Por serem mais vulneráveis, essas redes podem ser interceptadas por terceiros maliciosos.

Mas, além disso, o ideal é proteger esses dispositivos de qualquer ameaça. Para evitar que os ciberataques se concretizem, as companhias precisam de protocolos de segurança que mantenham portas de acesso seguras, ferramentas que garantam que a informação fique íntegra e não seja manipulada no fluxo de uso.

O Diretor Comercial da Megatelecom, Luiz Felipe Teixeira, explica que o ideal, nesse caso, é uma ferramenta que garanta a integridade não só das informações, mas também dos terminais de trabalho, como laptops, celulares, servidores físicos e virtuais. “O Endpoint Protection funciona monitorando todos os terminais conectados à Internet a procura de atividades inseguras e, ao detectá-las, com a ajuda de Inteligência Artificial e Machine Learning, as elimina imediatamente”, conta o especialista, sobre a solução que a empresa disponibiliza.

Investir em soluções que garantam a segurança dos aparelhos, independentemente da rede que acessem, é o caminho mais seguro para frustrar qualquer tentativa de ataque virtual. Por isso, entre em contato com a Megatelecom e saiba como proteger sua empresa e cada equipamento tão importante neste “novo normal” da vida corporativa.