Inteligência artificial: descubra como alavancar os negócios com a tecnologia

A Inteligência Artificial (IA) é um agrupamento de várias tecnologias que possibilita simular capacidades humanas ligadas à inteligência como raciocínio, percepção de ambiente e habilidade de análise. No Brasil, ela veio para ficar nas empresas, pois permite a automação das atividades que eram realizadas de forma manual, principalmente quando são em grande escala. Com isso, auxilia nas tomadas de decisões devido à percepção de ambiente e habilidade de análise.

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo encomendado pela IBM e realizado pela Morning Consult, o uso de Inteligência Artificial no Brasil supera os demais países da América Latina. Aqui, 40% dos profissionais relataram que as empresas já adotaram a tecnologia. 30% dos entrevistados brasileiros afirmaram que as companhias implantaram ou estão implantando a IA em todo o negócio. Já nos demais países da América Latina, apenas 21% dos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) da Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru afirmaram que usam nas organizações em que trabalham.

Possibilitando que máquinas “pensem” como seres humanos, a Inteligência Artificial precisa ser constantemente alimentada para que possa continuar em evolução, assim como uma pessoa. Para compreender melhor como ela atua, em um e-commerce, por exemplo, é utilizada para identificar as preferências dos clientes de acordo com o que ele acessa/pesquisa na Internet. Isso possibilita que a empresa entenda aquele perfil e seja certeira nas recomendações de compra. Além disso, é possível integrar atendimentos por meio de chatbots, tornando a atuação precisa e rápida. Já em uma indústria, a automação robótica, que utiliza IA, permite montar e embalar peças sem interferência humana, garantindo a qualidade do processo e, ao mesmo tempo, a otimização da produção.

Entre as empresas brasileiras, a tecnologia tem uma estimativa de crescimento em torno dos 133% nos próximos meses, segundo estudo da State of Service. E, com a pandemia do novo coronavírus, esse processo foi acelerado no ambiente corporativo que recorreu a soluções IA para o atendimento ao cliente, 35% para automação de processos e 28% para segurança.

Como dispositivos e softwares estão conectados e compartilhando informações por meio da Internet, ter uma conexão com velocidade, segurança e estabilidade é primordial para o bom funcionamento e resultados da inserção da IA nos negócios. O futuro é tecnológico e conectado.