Protegendo o presente e o futuro das empresas: Conheça os Bastidores do time de NOC (Centro de Operação de Rede) da Mega.

Outubro é o mês da Cibersegurança, além disso, no último dia 19 comemoramos o dia da pessoa profissional de tecnologia, por isso, trouxemos mais um conteúdo que destaca o time Mega de profissionais responsáveis pelo sucesso da nossa ciberproteção.

O Mundo do NOC (Centro de Operação de rede)

A proteção do ambiente online empresarial não é apenas uma opção, mas uma necessidade urgente. Mergulhamos nos bastidores da linha de frente da defesa digital da Mega, liderada pelo Guilherme Labadessa, profissional de TI especializado em cibersegurança.

Responsável por liderar os mais de 40 colaboradores do NOC, Guilherme explica o papel desse setor para a entrega de serviços digitais de proteção para empresas:

“Desde a equipe dedicada à engenharia de redes, que expande e otimiza a infraestrutura, até os técnicos externos que garantem que cada equipamento dos clientes funcione perfeitamente, isso tudo passa pelo NOC, onde a excelência tecnológica encontra a segurança”.

Defesas Contra-Ataques Cibernéticos

Em um mundo onde os ataques DDoS (sigla em inglês para, Distributed Denial of Service, em português, Negação de Serviço Distribuída) podem derrubar até mesmo os maiores titãs da indústria, a equipe do NOC da Mega segue na vanguarda dessa batalha.

Estratégias inovadoras são implementadas para neutralizar ameaças antes que elas atinjam os clientes. As defesas são tecidas em torno de uma rede de mais de 22 mil equipamentos, monitorados todos os dias. É uma guerra silenciosa, mas na qual cada vitória é uma empresa protegida e cada ataque repelido é um passo em direção a um mundo digital mais seguro.

Colaboração e Especialização

No entanto, a proteção não é uma responsabilidade unilateral. O NOC opera em estreita colaboração com outras divisões de TI, cada uma com sua área de especialização. Enquanto os setores de cloud, backup e firewall se concentra em fornecer soluções robustas aos clientes, o suporte interno aos colaboradores é tratado por especialistas em sistemas e recursos computacionais. Cada peça do quebra-cabeça se encaixa perfeitamente para criar uma rede de segurança impenetrável.

A cibersegurança não é apenas uma necessidade técnica, mas uma missão conjunta. Empresários e executivos, unidos pela compreensão da importância vital da proteção digital, podem transformar o panorama dos negócios. O NOC não é apenas um centro de operações; é um porto de segurança em um mundo digital muitas vezes incerto.

Este artigo é uma homenagem ao trabalho dos profissionais de TI da Megatelecom e uma chamada à ação para todos os líderes empresariais que entendem que a cibersegurança não é apenas uma medida de precaução, mas um investimento no futuro seguro e próspero de suas empresas.