O Futuro das cidades Inteligentes propõe a melhor gestão de dados

Saiba como estar preparado e fazer parte dessa nova realidade

Junto com a chegada da rede 5G vemos cada vez mais próxima a efetivação do Plano Nacional de Internet das Coisas no Brasil, uma junção de diretrizes que preveem incentivar o desenvolvimento dessa tecnologia (IoT, do inglês: Internet of Things), aprovado em 25 de junho de 2019.

Segundo o Plano, o processo crescente de conectividade de sensores e os mais diversos aparelhos deverá facilitar a evolução de áreas prioritárias, como a mobilidade urbana, segurança, saúde, educação, indústria, entre outras, que transformarão as cidades em smart cities, traduzindo para o português: cidades inteligentes.

Ou seja, a partir de uma internet mais rápida, ampla e estável, organizações públicas e privadas poderão contar com a infraestrutura necessária para a coleta e cruzamento de informações que, respeitando a Lei de Proteção de Dados e por meio da inovação, poderá melhorar a entrega de serviços e produtos.

No entanto, para algumas pessoas ainda é difícil imaginar como a aplicação de dados poderia transformar seu dia a dia. Ao mesmo tempo em que já sentem os avanços das futuras cidades inteligentes chegando.    

Segurança

O monitoramento feito por câmeras, que já ocorre, será mais integrado, utilizando o reconhecimento facial para contribuir com a identificação, busca e apreensão de criminosos.

Saúde

Os hospitais poderão gerir os diagnósticos dos pacientes para evitar epidemias. Durante a consulta, o médico terá acesso ao prontuário médico unificado do paciente através de um aplicativo, como alguns planos de saúde têm implantando.

Mobilidade Urbana

Carros e transportes coletivos com alta conectividade acessarão automaticamente rotas inteligentes, mapeando paradas e vagas de estacionamento estratégicas, além de utilizarem energia elétrica, reduzindo a poluição e se tornando uma opção de locomoção sustentável.  

Educação

Os alunos poderão ter aulas gamificadas, que serão muito mais dinâmicas, como um jogo de vídeo game. Por meio do metaverso, será possível se “teletransportar” para o ambiente de aprendizagem guiado pelo professor.

Indústria

Atualmente, com o aumento de compras via internet, imagine uma logística inteligente, com uma gestão de estoque automatizada e dados contribuindo para manutenção preditiva de equipamentos.

Enfim, a internet aliada a conectividade criará um mundo novo, cada vez mais real e mais próximo. Para não ficar para traz e surfar na onda das inovações tecnológicas e digitais com segurança, ter parceiros que possam oferecer a melhor infraestrutura para a gestão de dados e cibersegurança é o primeiro passo.

Conte com a Megatelecom e tire todas as suas dúvidas para não perder oportunidades.