O que muda para as empresas de Telemarketing?

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) instaurou como regra a adoção de um prefixo em Call Centers ativos. Desde janeiro deste ano, as empresas que operam com oferta de produtos ou serviços por meio de ligações e mensagens telefônicas, sejam elas gravadas ou não, estão emitindo uma solicitação junto às operadoras para adicionarem o 0303 a seus números.

Essa proposta surgiu como alternativa ao site “Não Pertube”, que não surtiu o efeito esperado pela agência controladora. Com essa mudança, o consumidor continuará a receber chamadas dessas companhias, no entanto, ficará mais fácil identificar do que se trata antes mesmo de atender a ligação. E o prefixo também vai impedir que a pessoa receba telefonemas duplicados da mesma empresa, porém de números diferentes. A razão disso está no fato de que cada companhia vai dispor de um único número com o prefixo.

A medida só vale para serviços na categoria de telemarketing ativo. Até o momento, empresas de cobranças ou solicitação de doações não estão incluídas. Grande parte das companhias que operam a partir de aparelhos móveis afirmaram que estão regularizadas, de acordo com o prazo de 90 dias.

Além disso, a agência reguladora vai avançar ainda mais contra as empresas de telemarketing abusivo, regulamentando o uso dos robocalls – chamadas automáticas que, na maioria, das vezes ficam mudas ou desligam quando atendidas. Pelo fato de não haver legislação que proíba a utilização desta ferramenta, frequentemente a tecnologia é usada para mapear aqueles que atendem as ligações, e a partir disso, a empresa traça uma análise e entende que a pessoa está mais propensa a ouvir sua oferta.

A quantidade de chamadas feitas por esses robôs varia entre 60 e 100 milhões em um único mês. Agora, a legislação mira um limite para esses disparos, assim como determina o dia e horário para que aconteçam, pois não é raro casos em que pessoas são incomodadas no final de semana ou mesmo em dias úteis, mas fora do horário comercial.

Diante de tantas mudanças, as companhias de Call Center precisam buscar parceiros que ofereçam soluções avançadas e customizadas, como a Megatelecom. A empresa disponibiliza serviços desenvolvidos para atender as demandas mais complexas do setor, seja nas funções URA ativa e inteligente, além de campanhas ativas, receptivas e 0800. Tudo isso com baixo investimento, economia, flexibilidade e disponibilidade. Entre em contato para saber mais e manter sua companhia e seus negócios atualizados.