O que são patches e para que servem?

Em algum momento você deve ter se deparado com uma mensagem dizendo que um novo patch de correção ou de segurança está disponível para determinado programa. Mas sabe o que de fato isso significa? Ou, então, qual é a função de um patch? Se a resposta for não, se prepare pois vamos te explicar como isso funciona.

Traduzindo do inglês, a palavra “patch” significa correção ou remendo, e essa é justamente a função dele, arrumar algo. É a solução mais rápida e econômica para uma empresa resolver algum problema, de forma temporária, até que seja lançada a nova versão do software em questão. Mas nem sempre isso funciona, pois às vezes pode ocorrer do patch solucionar o erro “Y” e, ao mesmo tempo, ativar um bug, o que resultaria em mais questões que precisariam ser corrigidas, o que é bem típico em alguns jogos, por exemplo.

Os patches também podem ser usados para melhorar a performance dos programas ou games quando estes não estão otimizados para os sistemas ou rodando com baixa taxa de frame, ou FPS, como é conhecido. Às vezes, quando se trata de um erro de segurança, os patches também podem receber o apelido de “bugfix”.

Outro local onde o patch pode ser encontrado é no “windows update” do computador. As atualizações baixadas e instaladas ali nada mais são que patches de correções ou adições da Microsoft, que visam melhorar o sistema em termos de desempenho e segurança, até mesmo trazendo novidades mínimas. Isso mostra a importância de deixar seus jogos e softwares configurados para fazer download das atualizações automaticamente, assim, não corre o risco de perder uma nova versão.

Outra característica comum dos patches são os erros frequentes na hora da instalação, o que acontece por razões diversas, como incompatibilidade do sistema, modificações no programa ou game, entre outros fatores. Mas, o que não faltam são fóruns e tutoriais na internet ensinando a resolve-los, principalmente quando se trata de jogos.

A maioria dos patches necessitam de conexão com a internet para instalação. Sendo assim, imagine a seguinte situação: um patch de segurança de um programa, que possui uso recorrente na sua empresa, precisa ser instalado, mas o processo acaba sendo extremamente lento devido a conexão ser fraca demais para baixar os arquivos necessários para ação. Seria algo péssimo, não é mesmo? Então, não perca tempo e evite situações desse tipo. Contate agora mesmo a Megatelecom e conheça os planos de internet sob medida, que atenderão a todas as demandas da sua companhia com agilidade e precisão.