Por que o Endpoint é essencial em meio a tantos ataques virtuais?

Se você já ouviu falar sobre Endpoint, mas não entendeu ao certo o que é e para que serve, aqui, vamos esclarecer essas dúvidas e explicar como essa interface pode auxiliar nos negócios da sua empresa. Na tradução para o português, Endpoint significa ponto de extremidade, um dispositivo terminal conectado a uma rede.  Esse ponto final de uma conexão tem se tornado cada vez mais essencial para proteger redes corporativas, principalmente em meio a tantos ciberataques. Para se ter uma ideia, o Brasil é o 5º país do mundo em número de ataques de hackers contra empresas, segundo levantamento da consultoria alemã Roland Berger. E somente nos últimos oito meses, houve um aumento de 23% nos casos de cibercrimes no país, de acordo com dados da empresa Kaspersky.

O Endpoint auxilia as companhias na proteção de suas informações corporativas, instaladas nos servidores, laptops e dispositivos móveis para que não sejam acessadas por pessoas alheias e criminosos. Isso ocorre porque possui recursos de prevenção de perda de dados, fornecendo controle de acesso à rede/Internet, antimalware e gerenciamento de permissões para implantação e acessos a determinados aplicativos. Diferentemente de um antivírus, que remove vírus e scripts maliciosos de um computador ou rede, o Endpoint previne e remedia vírus e malwares, ataques de negação em massa, ataques do estilo “brute force”, sequestro de identidade, entre outros. Além de gerar um sistema de defesa inteligente, evitando invasões similares.

De forma resumida, é possível classificar as vantagens do Endepoint em:

  • Máxima eficiência: proteção para servidores virtuais, móveis e dispositivos contra: vírus, spyware, spam e phishing.
  • Administração: aplicativo para administração do cliente final.                                                                            
  • Monitoramento: acordo de nível de serviço (SLA) garantido em contrato.                                                                                                                                                  
  • Firewall: permite bloquear meios e dispositivos não autorizados de acordo com as regras e os parâmetros pré-definidos.

A Megatelecom disponibiliza o software Endpoint Protection que, além de máxima proteção, neutralizará, automaticamente, o ransomware e restaurará os arquivos ao seu estado original. Ele também registra dados técnicos avançados para análise forense, detecta instantaneamente os trojans (Cavalo de Troia) de transações bancárias já conhecidos e novos, bloqueia a exploração de vulnerabilidades prevenindo infecções sem exigir conhecimentos prévios sobre o ataque. Não espere que o pior aconteça. Proteja os seus dados e a sua empresa.