Por que um e-commerce precisa priorizar a segurança da informação?

Seja para comprar roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos, ou outros produtos, o brasileiro está, cada vez mais interessado em fazer isso com um clique, sem nem precisar sair de casa. As restrições de circulação de pessoas devido à pandemia, com as lojas físicas e shoppings fechados ou funcionando de maneira reduzida, reforçaram esse hábito, desde o ano passado, e é provável que se ele se mantenha.

Segundo pesquisa realizada pela Mundipagg em parceria com o E-Commerce Brasil, 58% das empresas entrevistadas afirmam que o e-commerce é o principal canal de venda. E 42% delas verificaram que as vendas subiram 50% ou mais, em 2020. Este ano, para 50%, as vendas continuaram crescendo, mas houve uma desaceleração nessa subida e 23% continuam crescendo da mesma forma expressiva do ano passado.

Mas, além do grande interesse do cliente, há algo fundamental para o sucesso da plataforma online de vendas: a segurança da informação. Todo consumidor que faz compras desta forma, fornece a essas empresas uma grande quantidade de dados pessoais, inclusive bancários. E eles precisam ser preservados. Afinal, ninguém o fará caso não ache que o ambiente é realmente seguro.

As principais invasões que podem acontecer no caso do e-commerce são, basicamente, para danificar na estrutura do site, usar recursos do sistema, roubar informações de pagamentos ou outros tipos, como o mailing da loja. O hacker ainda pode invadir para conseguir as informações de e-mail da loja, para acessar os dados de cartões de crédito, por exemplo, que não ficam armazenadas no servidor da empresa, e sim em um gateway de pagamento ou agente financeiro final.

Por isso, é extremamente necessário ter a certificação digital – aquele famoso cadeado que fica na barra de endereços. Ele criptografa e descriptografa tudo que transita no site e garante que, mesmo sendo interceptadas, as informações não possam ser usadas de forma fraudulenta. E essa não é a única atitude a ser tomada. O e-commerce da empresa também precisa estar hospedado em um provedor que siga boas práticas de segurança – um bom profissional de segurança da informação pode ajudar nesse sentido.

E, se você ainda tem dúvidas sobre como manter a loja virtual da empresa segura, e os dados dos clientes e da companhia protegidos, entre em contato com a Megatelecom e saiba mais sobre as soluções que cumprem esse papel.