Proteja sua empresa dos ataques digitais

A Revolução da Indústria 4.0 levou as instituições a digitalizarem o fluxo de informações e dados. A internet e a estrutura de rede possibilitam fazer pesquisas, transações bancárias, enviar mensagens e comunicados em menos de um minuto. Porém, a segurança dessa tecnologia é colocada à prova todos os dias, pois as empresas ainda registram muitas tentativas de ataques digitais.

O profissional de Tecnologia da Informação (TI) é especializado em barrar esses ataques e traçar estratégias para implantar um sistema de prevenção e redução de danos, a começar pela proteção física das máquinas e do local onde elas estão, passando por backup, softwares, hardwares e outros sistemas, até a orientação dos colaboradores da empresa.

Para se ter ideia, a 4ª Pesquisa Nacional sobre Conscientização Coorporativa em Segurança da Informação, apresentada no segundo semestre deste ano, revelou que 52% dos incidentes são causados por falsos links enviados por e-mail, SMS e redes sociais acessados por colaboradores da empresa.

Por isso, separamos seis dicas de como evitar esse tipo de risco, mantendo a rede da sua companhia mais confiável e segura:

  1. Computadores precisam estar bem condicionados, com acesso restrito aos colaboradores;
  2. É importante fazer os backups e as atualizações do antivírus conforme programado;
  3. Utilize as regras de confidencialidade para filtrar quem pode ler documentos e mensagens, preservando a privacidade dos gestores e restringindo informações;
  4. Oriente todos sobre a prevenção de golpes e redução de danos, informe sobre como evitar clique em links inseguros;
  5. Conte com a área de tecnologia da informação (TI) para afastar ações de phishings, golpe aplicado através de e-mails estruturados para instigar o usuário a preencher formulários divulgando dados;
  6. Use apenas programas originais e antes de baixar qualquer arquivo verifique se ele não vai causar nenhum dano por meio de dispositivos de segurança.

Lembre-se, é compromisso da empresa orientar os funcionários para que não divulguem indevidamente informações de terceiros. Em agosto de 2020 entrará em vigor a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), esteja atento às adequações necessárias para que sua empresa possa garantir a segurança, não só da rede, mas também das informações pessoas de seus clientes.