
É fato que a pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas, mesmo das mais tradicionais. O investimento de bancos em tecnologia, por exemplo, cresceu 8% em 2020, com R$ 25,7 bilhões, segundo pesquisa divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As principais áreas que receberam essa atenção foram AI (Inteligência Artificial), segurança cibernética e trabalho remoto. E essa é uma tendência também para outros setores.
A AI é considerada uma tecnologia em ascensão porque suas aplicações podem ampliar de forma significativa a produtividade nas companhias. Como? Com ela, é possível ter ferramentas que automatizam tarefas, aprimoram a tomada de decisões, os ecossistemas e processos.
Além disso, a consultoria de gestão global Bain & Company, em estudo do início do ano com as 10 tendências tecnológicas que devem dominar 2021, colocou em primeiro lugar a Edge AI – que é considerada a próxima onda de inteligência artificial. Segundo a consultoria, essa infraestrutura possibilita que em vez de enviar os dados coletados para processamento em locais centrais na nuvem, o processo seja executado mais perto e também nos próprios dispositivos que coletam esses dados.
A digitalização da experiência dos funcionários também está entre as tendências. Segundo a Forrester, companhia estadunidense de pesquisas de mercado, 60% das empresas investirão pesadamente nesses meios que transformarão a relação entre empregadores e funcionários, com tecnologias que possibilitem, ainda mais, o trabalho remoto – como as de videochamadas, de compartilhamento de arquivos e de gestão de equipes.
Outra aposta certeira é a segurança da informação, importante no caso do home office e para o desenvolvimento geral da empresa. A Fortinet, especializada em cibersegurança, registrou em 2020 uma alta no número de ataques virtuais em todo o mundo. No Brasil, foram mais de 3 bilhões de tentativas do tipo.
É claro, essas são só algumas das tendências tecnológicas que devem receber investimento das empresas, tanto neste, quanto nos próximos anos. Mas o mais importante para a companhia que precisa avançar na digitalização é compreender o que faz sentido para ela. Um serviço que a Megatelecom pode oferecer. Com seu vasto portfólio de soluções desenvolvidas de forma customizada, é possível apontar a direção certa para os investimentos. Entre em contato!