RCS: Descubra tudo sobre o novo sistema rápido de mensagens que promete um upgrade na comunicação empresarial

Provavelmente você deve conhecer ou ter ouvido falar do SMS (Short Message Service), serviço de mensagens curtas integrado ao celular. O mensageiro está presente nos aparelhos dos brasileiros há mais de 20 anos e, desde então, poucas atualizações ou melhorias foram feitas a fim de deixa-lo mais atual.

Porém, com o ‘boom’ da tecnologia e o surgimento de smartphones cada vez mais avançados, sustentar aquele mesmo sistema dos anos 2000 se tornou inviável. Foi quando aconteceu a evolução do SMS para o MMS, que teve como novidade a transferência de arquivos – limitado a 600KB – e um texto um pouco mais extenso que os 160 caracteres permitidos no sistema anterior.

Porém, isso não foi o suficiente para acompanhar os passos rápidos da tecnologia, ou seja, as atualizações que o SMS recebeu por meio do MMS já estão obsoletas. Logo, o Google desenvolveu o RCS (Rich Communication Services – serviços avançados de comunicação em português), e o seu principal objetivo é substituir os veteranos SMS e MMS.

As vantagens desse novo sistema são inúmeras, mas é possível começar citando que o RCS possui uma ampla expansão dos recursos que já eram oferecidos pelo SMS/MMS, como, por exemplo, redigir mensagens de até 8 mil caracteres e transferir imagens, áudios e vídeos de até 10MB. Além disso, ele traz novida­des também, como confirmação de leitura, vídeo chamada, compartilhamento de localização e por último, mas não menos importante, o uso de emojis e stickers.

O novo sistema mira nas empresas e empreendedores, visando trazer uma experiência diferente de comunicação entre companhias e clientes. Para isso, o RCS uti­liza o ícone de verificação nas contas para tornar o processo mais seguro e confiável, evitando também ações fraudulentas de grupos criminosos. Outro ponto a ser considerado é a disponibilização dos botões de respostas rápidas, permitindo que o cliente possa interagir sem a necessidade de digitar, trazendo mais conforto e agilidade ao processo. Além de todos os recursos multimídia, que facilitam a cria­ção e uso de cartões de visitas, carrossel de imagens, vídeo de apresentação, entre outros.

Agora, você já conhece esse serviço que pode facilitar muito as vendas e o contato com o consumidor. E basta entrar em contato com a Megatelecom para entender como usufruir de todos os benefícios que ele proporciona.