SaaS, IaaS, PaaS: entenda o significado e suas diferença.

Acompanhando a transformação digital da indústria, cada vez mais as organizações têm contratado serviços baseados na computação em nuvem. Solução que oferece uma gama de possibilidades por meio da internet, facilitando o acesso a ferramentas essenciais para a digitalização institucional.

A sigla SaaS, ou Software as a Service, denomina uma dessas arquiteturas apoiadas na nuvem. Por meio da SaaS não é preciso instalar hardwares ou softwares para utilizar suas funções, basta ter conexão com a internet. O programa será executado dentro do servidor da empresa provedora, que também irá gerenciar a entrada e saída dos usuários, o armazenamento de dados, mantendo a estrutura e a conectividade. 

Mas se a sua organização precisa contar com uma arquitetura computacional de redes, servidores e espaço de armazenamento, o IaaS (Infraestrutura como Serviço) é a melhor forma de investir na digitalização dos processos e ter maior desempenho, agilidade com redução custos. Sem adquirir ou manter hardwares, os funcionários terão acesso às plataformas e aplicativos instalados dentro de um provedor terceirizado com tecnologia escalável, que se adequa à necessidade da operação.

E por último, conheça também o PaaS, sigla que significa: plataforma como serviço. Essa opção entrega espaço para desenvolver aplicativos, customizar e testar outras soluções digitais, na própria nuvem. Inserido nesse pacote, os provedores ainda oferecem sistema de segurança e backup. Uma alternativa que torna viável o trabalho colaborativo, mesmo em equipes que atuam remotamente. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre como a computação em nuvem pode apoiar a sua empresa? A Megatelecom oferece uma consultoria inteligente e com ampla variedade de produtos para potencializar o rendimento da sua instituição. Entre em contato!