Saiba como proteger sua empresa de um vazamento de dados.

A habilidade que uma empresa tem de cuidar dos dados de seus clientes é primordial para o sucesso dos negócios. As notícias de vazamento de informações pessoais causadas por ciberataques têm gerado grandes problemas para a imagem de companhias, além das questões jurídicas implicadas, já que o Brasil tem uma nova lei que regula ações nesse sentido, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Segundo o Barômetro da Segurança Digital 2021, pesquisa encomendada pela Mastercard ao instituto Datafolha, que consultou 351 companhias em fevereiro deste ano, 57% delas são alvo de fraudes e ataques digitais com média ou alta frequência.

No entanto, mesmo diante da grande quantidade de ameaças digitais e ainda que 80% das companhias entendam a importância da cibersegurança para seu negócio, para 39% delas isso não é uma prioridade no orçamento, de acordo com o estudo. Algo que deve ser repensado, principalmente porque o cuidado pode começar com simples boas práticas.

As atividades profissionais estão cada vez mais ligadas e dependentes da internet, então, treinar os colaboradores para lidar com as ameaças tornou-se uma necessidade. É preciso conscientizar a todos sobre os cuidados básicos para navegar na rede. Seja com treinamentos períodos ou mensagens com orientações diárias.

Além disso, é preciso investir em firewalls – eles são a primeira proteção de uma rede e agem bloqueando conteúdos maliciosos, mas mantendo a capacidade de transmitir e receber outros dados. Os antivírus também não podem ser esquecidos e devem ser robustos, pois são a última linha de defesa quando tentam invadir o sistema de sua empresa. Mas atenção, as versões gratuitas só são recomendadas para usuários residenciais, porque não atendem ao que uma companhia precisa nesse sentido.

É muito importante também atualizar os programas, as versões mais novas são aprimoradas para lidar com as ameaças que surgem, sempre. Backups regulares ajudam a não perder dados sensíveis, e a proteção de dispositivos móveis em tempo de home office já é essencial.

Se sua empresa não tem a expertise ou mesmo acha que ainda precisa melhorar na questão de cibersegurança, o ideal mesmo é contar com um serviço especializado. Há soluções muito inovadoras no mercado. A Megatelecom, por exemplo, dispõe de uma gama de produtos voltados para empresas e sua segurança, tudo de acordo com a necessidade de cada uma. Entre contato para saber mais.

Essa precisa ser uma prioridade para o seu negócio!